Bom dia pessoal.

Recebi esse artigo de minha gerente ontem e achei interessante dividir com vocês.

Não sou muito fã de simplesmente “coletar” as coisas na internet, porém esse comunga bastante em pensamento comigo.

Boa leitura!

ARTIGO
Invista em sua Rede de Relacionamentos
Venda está para o networking assim como o networking está para venda. Não ter ou deixar de investir em sua rede contatos é um grande erro. A grande maioria das vendas surge pelo contato, indicações, ou seja, relacionamentos my friend. Em um mundo cada vez mais competitivo conhecer pessoas e mais pessoas pode ser a grande diferença entre o sucesso ou o fracasso.

Mas a verdade é que muitos pensam que networking é para ser feito ou acionado só em caso de extrema necessidade. Networking precisa ser uma mão de via dupla, nada de querer somente ser ajudado e trate de ajudar também. Não é uma questão matemática onde se contam os favores feitos e começa a existir uma dívida informal que a qualquer momento pode ser cobrada. Networking eficaz é aquele feito de coração, com o simples desejo de ajudar e a maior recompensa é saber que houve uma relação ganha-ganha e que existem dois lados satisfeitos.

Faça parte de associações de classe. Essas entidades são excelentes lugares para fazer novos amigos e para conhecer pessoas que tem um trabalho em comum. Nesses momentos podemos conhecer concorrentes, novos clientes, participar de feiras, congressos e diversos outros eventos. É sempre válido participar dos encontros, pois é uma forma de aprender e se atualizar, além do fato de participar junto com um grupo de amigos.

Mantenha sempre seus contatos atualizados. Os programas de e-mail e palms são fantásticas ferramentas para deixar seus contatos sempre em dia. Esqueça as agendas de papel e invista na compra de um notebook ou um palm. Nada pior do que ficar procurando naquela agendinha cheia de rabiscos o nome daquele contato para depois descobrir que todos os dados estão desatualizados.

Faça-se presente. Nada de sumir e aparecer só quando precisar. Colabore de alguma forma escrevendo ou enviando artigos que possam ser de interesse a todos. Coloque experiências ou casos de vendas interessantes na rede e seja de alguma forma útil aos seus contatos. É sempre bom lembrar que não vale a pena ficar perdendo tempo com conversinhas fiadas em chats de bate-papo ou no MSN e nunca envie arquivos extensos ou de mau gosto. Além de ser péssimo para a sua imagem, sua empresa tem todo o direito de lhe dar um belo puxão de orelhas por ficar travando a rede com imagens, filmes ou fotos de péssimo gosto e que nada de bom agregam.

Acione seus contatos. Sempre que precisar acione seus contatos e assim evite situações embaraçosas e quem sabe até grandes problemas. Vai fazer negócios com um novo cliente? Que tal perguntar para seus contatos se alguém já fez negócio com ele, quais são as referências e experiências? Você pode usar seus contatos para contratar pessoas, descobrir novos fornecedores e até mesmo para quando estiver se preparando para fazer aquela apresentação chave para aquele cliente potencial. Amigos gostam de ajudar amigos e é sempre bom pedir uma segunda opinião para ter mais segurança em determinada ação.

Conhecer e ser conhecido só traz benefícios a sua carreira e nunca se esqueça que quanto mais conhecido for, maior a sua responsabilidade em manter uma imagem íntegra e de confiança. Poder ajudar e ser ajudado é sinal de respeito e admiração por outras pessoas. Confiança, relacionamento e reputação são palavras chaves em vendas e que precisam o tempo todo ser lapidadas e tão bem cuidadas como uma jóia preciosa.

O cliente antes de comprar um produto ou marca sempre compra de VOCÊ!

Paulo Araújo é escritor e conferencista.

 

Um grande abraço, ótimo dia e ótimos negócios a todos!

Horácio Almeida.