Buenas pessoal…
Faz tempo que tenho isso engasgado na garganta e hoje vou regurgitar a todos vocês.
Me perdoem os leitores que estão acostumados a vir até o nosso blog ler sobre motivação, sobre técnicas de vendas, poemas e demais situações e conteúdos relacionados a artes, conhecimentos, boas ações e atitudes, mas isso tem que ser dito, replicado e preferencialmente, efetivamente extinguido…
Estou falando do vandalismo chamado pichação.
Na noite de ontem, eu e Cláudia saímos da agência por volta das 20h20 da noite, chegamos em casa cansados mas dispostos a dar uma volta pela cidade, não irmos direto para o banho e para o sono…
Passeamos um pouco pela cidade, paramos em um bar, conversamos e depois de um tempo voltamos para casa.
Deixamos nosso carro na garagem da rua Confraternização e desci a rua Paraíba para chegar na Pedro Adams Filho onde é a porta de entrada do nosso prédio.
Eis que descendo a Rua Paraíba nos deparamos com três guris pichando uma das paredes do condomínio Anna Streb.
Na hora me surpreendi porque junto da ação imbecil e dos desenhos mal feitos e de mal gosto sempre encontramos os autores que são uns jovens mal vestidos, maltrapilhos e que sugerem ser indigentes de rua pela maneira como falam, agem e se postam. Imaginei no momento até que seríamos assaltados, mas a fascinação deles pelo menos naquele momento estava em destruir o visual e a pintura de parte de um prédio do centro da cidade de Novo Hamburgo.
Não quero aqui dar a chamada “moral de cuecas” pois já fiz muita travessura, mas sempre tive a noção exata entre aprontar alguma coisa e lesar alguém com meus atos.
Pichação é lesar…
Pichação é mau gosto…
Pichação é ignorância….
Meu recado a esse tipo de gente e espero que eles leiam isso é:
Quer criar??? Mostrar teu trabalho???
Vai procurar uma oficina de arte da prefeitura da tua cidade, vai procurar uma instituição que esteja precisando de ajuda para revitalizar um muro, uma sala, uma parede.
Quer mostrar o que tu pensa e como tu gostaria que fôssem as coisas???
Procura um partido político, te filia, propõe tuas idéias, evolui, te politiza..
Pichar é o mais fácil e o mais ignorante… a maioria das pichações vem juntas com o símbolo da Anarquia, mal sabem os imbecis que fazem isso que o movimento anárquico tem um viés libertário, político que é sim ordeiro, que tem solidariedade entre as pessoas, que é contra qualquer tipo de coerção e autoritarismo…
Buenas, o que vocês pichadores cabeças de vento tem a me dizer sobre o isso? Vocês por acaso batem na porta das residências e falam com os donos delas e dos muros onde vocês exaltam o seu mau gosto e suas deliberações de pouca cabeça e curtos pensamentos??? Não né?? Então por favor, não utilizem o símbolo da Anarquia junto com todas as bestialidades que vocês rabiscam (pois não dá pra chamar de desenho) pois ele é um fator histórico, social e político e na realidade ela vai totalmente contra o autoritarismo da ação de vocês de picharem sem perguntar aos donos se eles aceitam terem suas propriedades como propagadoras de suas mensagens fúteis.
Além da falta de nexo nos desenhos a gente ainda vê a poluição e depreciação visual que as pichações e seus autores trazem para a comunidade…
Quem nunca ficou feliz de ver um prédio antigo da cidade revitalizado?
Confesso que fico feliz quando vejo um empreendedor revitalizar uma casa ou um prédio mais antigo, manterem a identidade dele e o pintarem, reoganizarem e daram uma nova vida a uma parte do nosso ambiente… isso na minha opinião gratuitamente já chama a minha simpatia… quem não se identifica com o bonito, como o novo ou pelo menos com o organizado e limpo???
Pois então, e quando a gente menos espera, naquela fachada branquinha, organizada e limpinha, aparecem uns rabiscos do nada, feitos por um autor que é mais “nada” do que seus próprios rabiscos… bucha né??
Em maio de 2010 tive a oportunidade de visitar Buenos Aires na Argentina e não que tenha visto “um outro mundo”, mas me deparei com jovens bem mais politizados, bem mais orientados e menos inconsequentes do que a juventude que temos aqui no Brasil onde se confunde rebelde com baderneiro, revolucionário com problemático, pichador com ativista político… e o que mais me tocou lá é que não vi os monumentos que foram levantados para o povo pichados…mas é que a maioria deles foram realmente feitos em adoração ao seu próprio povo… e o povo gosta do que lhe é dado e de agrado aos olhos…o povo deveria gostar do que é do povo e não maltratá-lo mais ainda com suas ações.
Levanto aqui mais esta bandeira… evoluam pichadores, porque vocês estão ainda alguns degraus abaixo do Neandertal e do Erectus em desenho e eles pelo menos tinham coisas mais interessantes nos seus motivos de criação…