Li este artigo no Administradores.com.br e achei muito interessante, por essa questão, repasso para disseminá-lo a quem mais como eu costuma ter um dia pra lá de corrido e, hehehhee, quando arranja tempo, procura mais o que fazer!
O referido artigo fala sobre utilizar a agenda de forma plena, classificar e ordenar bem os arquivos de uso, organizar o seu espaço de trabalho, planejar trabalho e tarefas e utilizar a tecnologia benéficamente a seu favor, como bons hábitos que facilitarão o dia a dia.
Um ítem importante, o artigo cita que o tempo para o começo de uma organização precisa ser criado e não que ele deve “sobrar” para ser eficazmente aproveitado, ítem que vale ressaltar realmente.
O nome é: 10 coisas que você pode fazer para ganhar mais tempo no seu dia.
- Planeje o que vai vestir na noite anterior: Deixe a roupa separada e pronta para vestir. Você irá economizar bons minutos do seu dia.
- Mantenha a sua mesa de trabalho organizada: Saber onde estão os seus papéis e documentos e saber onde guardá-los vai economizar bastante tempo ao longo do seu dia. Deixar a mesa limpa e mantendo sobre ela apenas aquilo em que está trabalhando no momento vai ajudar você a manter o foco e terminar as tarefas mais rápido.
- Mantenha seu computador organizado: Desktop limpo e com poucos ícones, pastas organizadas e arquivos nomeados corretamente ajudam bastante na hora de encontrar o que você precisa, economizando muito tempo ao longo do dia. Organizar as suas pastas de e-mails e manter a caixa de entrada sempre vazia é também fundamental para melhorar a sua produtividade no trabalho.
- Utilize sua agenda e crie listas de memória: Não tente lembrar as coisas de cabeça. Isso vai aumentar o seu estresse e o risco de você esquecer coisas importantes, que podem gastar inutilmente o seu tempo.
- Cozinhe o suficiente para 2 refeições: Quando for cozinhar e preparar seus alimentos, procure fazer uma porção maior, depois divida em dois e congele se necessário, economizando assim o tempo na próxima refeição.
- Concentre suas chamadas telefônicas: Faça uma lista das ligações que tem que fazer, anotando os números de telefone e assuntos. Depois separe um tempo e faça todas as ligações em sequência. Isso economiza tempo e deixa seu dia mais organizado.
- Planeje seu dia de trabalho: Ao final de cada dia planeje o dia seguinte. Realoque compromissos e tarefas na sua agenda e tenha claro o que irá fazer. Isso faz com que você vá para casa com a cabeça mais tranquila, economiza tempo e melhora sua produtividade. Lembre-se: uma hora de planejamento pode economizar até 10 horas de trabalho.
- Aprenda a utilizar os recursos do seu smartphone: Utilizar a agenda (calendário), o bloco de anotações, o GPS e tantos outros aplicativos de produtividade pode fazer uma incrível diferença na hora de administrar suas tarefas e atividades, dando a você mais controle sobre o uso do seu tempo.
- Faça as compras pela Internet: Depois de aprender a se organizar para isso e criar este hábito, esta tarefa será rápida e vai economizar muitas horas na sua semana.
Gostei muito dessas dicas, porém elas devem ser realmente lembradas para serem seguidas, creio eu.
Espero que auxiliem o dia a dia de todos.
Grande abraço.
Horácio Almeida.