Pois é galera…

Estava conversando com uns amigos hoje sobre talento.

Já experimentaram colocar a palavra talento no “senhor de todas as buscas” e ver o que dá???

Hehehehe…

Eu fiz…

Fora o que tá lá porque é pago, a terceira sugestão que o Google me deu me agradou, que foi a do Wikipedia.

Sente só:

Talento (aptidão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Talento, vocação ou dom é também o nome que se dá a habilidades artísticas. Assim, afirma-se que tal pessoa tem talento para a música, ou talento culinário, ou talento para lidar com crianças, por exemplo.
A conotação de talento com habilidades humanas tem sua origem em uma escritura bíblica, no Capítulo 25 de Mateus, na qual Jesus Cristo contou uma parábola aos seus discípulos, registrada na Bíblia.
Segundo a parábola, algumas pessoas receberam valores diferentes de seu senhor, e sem que soubessem que isso iria acontecer, foram chamadas a prestar contas algum tempo depois.
As que receberam quantidades maiores de talentos, trabalharam com eles, gerando lucro. A que recebeu apenas um talento, com medo do rigor de seu senhor, preferiu enterrá-lo para entregar tal e qual lhe foi confiado, sendo severamente repreendida no dia da prestação de contas. Segundo a parábola, mesmo os que recebem poucos talentos têm o dever de fazê-los prosperar e produzir outros.

Atualmente, usa-se o termo talento para designar habilidades inatas das pessoas, ou capacidade natural para realizar determinadas atividades. Um outro significado do termo é a habilidade extraordinária que algumas pessoas têm para realizar suas atividades diárias, ao ponto de merecerem honra especial.
Estudiosos atuais afirmam que mesmo as habilidades consideradas inatas podem ser desenvolvidas caso haja motivação e com a aplicação de técnicas apropriadas. Assim, qualquer pessoa está, por exemplo, potencialmente apta a aprender música, desde que tenha vontade e use as técnicas apropriadas ao estudo de música.
 

Não me dando por satisfeito fui até o Dicio.com.br e tirei mais uma febre….e o que deu foi:

talento

Significado de Talento

s.m. Aptidão invulgar (natural ou adquirida); engenho: possui talento para o magistério.
Indivíduo engenhoso, de habilidade ou capacidade incomuns: é um talento de primeira ordem.
Peso usado pelos antigos gregos, o qual, na Ática, equivalia a cerca de 26 kg.
Antiga moeda grega, que representava o valor de um talento de ouro ou de prata.

Pois é, a gente, e eu me incluo nesse grupo, a gente acha que sabe…

Eu fico pensando por vezes se tenho realmente talento para vender… ou se meu talento é especificamente para me relacionar com as pessoas… ou mediocremente um pouco de cada um deles, ou nada mesmo, sou só um cara de sorte que pega o carro, uma pasta e um mostruário e volto com pedidos pra empresa e mais nada…

httpv://www.youtube.com/watch?v=HKCyPqnXDxI

Confesso que prefiro pensar na opção que mais me enobrece, que mais me deixa seguro e confortado que tenho uma profissão e que sei desempenhar bem uma função, que a domino, que a conheço… que tenho…vou falar com uma palavra que tá bastante na moda!!!.. que tenho expertise na função.

É claro que por vezes a gente se depara com algumas pessoas com graus tão altos de êxito naquilo que se dispuseram a fazer que, pelo menos pra mim, fico em dúvida se a chegada em determinado estágio foi somente talento, ou se naturalmente o talento não agrega virtudes como o foco, a obstinação, a perseverança, etc, etc…

  

  

  

E, de certa forma, essa reunião de virtudes, os fazem forçosamente saírem do patamar do “Oceano Vermelho” para o patamar do “Oceano Azul” mas, e como se chega nisso? Como se sabe a hora de desistir e ir tentar a sorte (ou o azar novamente)?

httpv://www.youtube.com/watch?v=HpcDbLQi-RU

De certa forma, creio eu… o talento é parte do sucesso, mas somente talento não o garante…vários fatores podem nos derrubar no meio do caminho, do caminho que conceituamos ou idealizamos como um caminho de sucesso…

A falta de persistência, de consistência profissional, de conhecimento do que se vende e de pra quem se tenta vender, da concorrência em si… enfim, vários fatores…

httpv://www.youtube.com/watch?v=o9hghqWOYkE

Arrisco a dizer que tem um ítem bem importante que se deve carregar consigo, a Fé.

A fé em quem se é, no que se vende, na vida profissional que se leva, na organização que se trabalha, na vida!

Fecho com Gilberto Gil.

httpv://www.youtube.com/watch?v=er2UX0do7Rw

Grande abraço pessoal.

Horácio Almeida.’.