Este post nasceu quando estava conversando com um parceiro comercial meu sobre detalhes ortográficos e gramaticais de um e-mail de abordagem, também conhecido vastamente no mercado como e-mail de apresentação.
Um forte esteio para deixar uma primeira boa impressão ao novo contato ao qual se objetiva como cliente é a apresentação pessoal.
Atualmente a apresentação pessoal é um segundo passo. É sinal de que o consultor/vendedor já passou por alguns “filtros” como recepcionistas, telefonistas, secretárias e outras pessoas incumbidas de selecionarem os vencedores (vendedores) que conquistaram um tempo dos seus futuros clientes e consequentemente dos decisores sobre os produtos que objetivam vender.
Pois bem, o grande padrão do mercado atual manda essas pessoas (filtros) a responderem nossos questionamentos telefônicos com uma requisição que, em parte os faz ganhar tempo e em parte nos faz protelarmos nosso objetivo-mor que é estarmos pessoalmente com o decisor de consumo.
Esse protelamento é o famigerado e-mail de apresentação. Nos dias atuais, por mais simples que seja o seu produto, por mais objetiva e sucinta seja sua intenção, os “filtros” aplicam esse requisito. Em parte interessante, em parte, apenas com função de desacelerador de negócios que poderiam ser importantes, interessantes e necessários a determinadas empresas.
Conversei com alguns profissionais do mercado e recebi o número médio/baixo de 60 ligações de prospecção diárias e em 80% delas, quando não se fala diretamente com o contato decisor do material, além de não se obter certeza e profundidade nas respostas é sugerido/exigido pela pessoa receptora do contato o e-mail de apresentação.
Opino que, caso o e-mail de apresentação seja exigido ele deveria possuir itens mágicos pois não sabemos o que poderia motivar/cativar um futuro cliente a ler um contato frio e padrão como este e te ligar, contatar para fazer negócios, te elogiar pela abordagem. Ainda temos o fator de que, não existe, na maioria das empresas uma política de retorno de e-mails de apresentação exigidos para primeiro contato.
E daí meus amigos? Como identificar nesses casos o seu esforço e interesse em vender e atender bem se tudo isso pode ser interpretado como lixo eletrônico? Spam?
Dentro desse panorama, podemos entender o valor que tem conseguirmos um contato telefônico e uma visita pessoal com a pessoa certa. E o que é melhor? Receber um “não”, objetivo, rápido e sucinto do decisor? Ou ser levado por semanas a investir em um contato que não é da pessoa certa ou que nem te encaminhará a pessoa decisora? O que é melhor para a agilidade do mercado? O que é melhor para o seu negócio e para o negócio das organizações que tentam lhe abordar para vender produtos de valor?
De uso do efeito bumerangue que sempre nos assola frente aos comportamentos que adotamos, a organização que hoje utiliza os filtros, requisita e não encaminha os e-mails de apresentação aos devidos decisores e atrasa os negócios no mercado, será acometida de alguma forma por este mesmo mal.
Pense nisso.
Algumas dicas pesquisadas pelo amigo Diego Tabaldi para quando forem elaborar o e-mail de apresentação e demais situações de apresentação, seguem abaixo:
- dica 01 – fonte: Migalhas
- dica 02 – fonte: Dicas de Etiqueta
- dica 03 – fonte: PEGN
- dica 04 – fonte: PEGN
- dica 05 – fonte: Slideshare
- dica 06 – fonte: Universia
- dica 07 – fonte: Aprex