Sempre fui muito mais de ação do que de planejamento… as minhas aulas de pensamento estratégico nas cadeiras de Marketing da Feevale aproximaram muito os meus conceitos, contextualizações e valores criados a respeito das estratégias e com certeza me fizeram ser bem mais fã da estratégia emergente do que da estratégia puramente planejada.
Em se falando nisso, passarei aqui algumas perguntas que nos ajudam no dia-a-dia.. podem não ter o foco especificamente de marketing, mas tem o foco organizacional e racional, coisas que são pressupostos básicos em qualquer área.
Espero que gostem, boa leitura.
Qual é a solução?
Foco é poder, quem foca em solução vai ter.
O que ainda não fiz e posso fazer agora para resolver? Pressupõe que vai fazer, e pode fazer, algo para resolver.
O que ainda não está excelente?
Pressupõe que as coisas se tornarão excelentes.
Será que tenho um desafio grande ou eu que sou grande e capaz?
Põe em dúvida o desafio, que nunca será grande mesmo, e coloca em foco seu potencial.
Com o que estou comprometido para resolver esse desafio?
Foca em que realmente você está empenhado, só o empenho supera.
Por que quero me empenhar?
Dá as razões para se comprometer e agir.
O que tenho de fazer sabendo que preciso acertar?
Sugere uma ação exclusiva, a mais importante e sem alternativas de falhar.
Quem resolveu um desafio parecido e o que ele fez? O que posso fazer também?
Essa pergunta lhe fornece uma estratégia que funciona e não precisamos investir tempo em criar nada, e sim executar rápido.
É possível resolver?
Abre todos os caminhos da possibilidade, porque sempre é possível.
Se não resolver rápido, quais prejuízos terei?
Cria um estado de urgência emocional para solucionar rapidamente.
Esse desafio me faz crescer, aprender ou ambos?
Pode ter certeza de que os desafios só servem para crescer e aprender, porque já temos referências dessa verdade.
Lembre-se: as perguntas que deixamos de fazer também podem nos impedir de crescer.
Grande abraço, Horácio Almeida.