Buenas pessoal.

Esses dias me peguei reclamando da vida.

Minhas vendas não estavam satisfatórias, meus negócios estavam custosos, amarrados…

Minha faculdade estava em uma semana onde as aulas não estavam me empolgando…

Tinha que levar meu carro na revisão, perdi meu horário com o ortodontista… etc, etc, etc…

Então um amigo meu veio conversar comigo… reclamar pra mim que o mercado de trabalho não tava legal, que ele tinha se formado e só conseguia empregos ruins, sem futuro, sem objetivo.

Lembrei-me de um artigo da revista Superinteressante que o Diógenes me passou para ler e que gostei bastante.

O artigo era da Super de Julho de 2010, sobre o Sucesso. O arquivo completo vocês acham aqui porém alguns trechos da pesquisa/reportagem estão abaixo, partes que realmente  são muito boas…

O segredo do sucesso

“Você chega cedo ao
trabalho, entrega tudo no prazo, se dá bem com seus colegas e conhece os processos como ninguém. Ainda assim, está há anos no mesmo cargo, fazendo o arroz com feijão de sempre. De repente, chega um novato na área. Ele é jovem, tem as roupas da moda, se deu bem com a chefia e, pior, começou a abocanhar os melhores projetos. Em 6 meses lá está ele, promovido, na vaga que deveria ser sua. Em dois anos, ele virou seu chefe.

“Mas será que é isso mesmo? O que as pessoas bem-sucedidas têm que você não tem? A resposta, dolorida, é: nada. Absolutamente nada. Seu chefe, o dono da empresa, o Kaká e o presidente Lula não vieram ao mundo com um sinal gravado nos genes que diga: eu nasci para brilhar. Muito menos têm um
talento inato que você não possui.”

“É difícil se acostumar com a ideia de que nascemos todos com as mesmas chances de brilhar. Principalmente quando olhamos para aquelas pessoas que parecem ter

 habilidades sobrenaturais – aquelas que fazem você se lembrar diariamente das suas limitações: as crianças prodígios, por exemplo. A maior de todas as crianças prodígios foi Wolfgang Amadeus Mozart (perto dele, a menina Maysa é amadora). Aos 3 anos, o austríaco começou a tocar piano, aos 5 já compunha, aos 6 se apresentava para o rei da Bavária de olhos vendados, aos 12 terminou sua primeira ópera.”

A regra das 10 mil horas

 
Quer brilhar muito na vida? Passe 10 mil horas praticando. Pelo menos, foi isso que os grandes especialistas de todas as áreas fizeram.

Os genes não determinam o sucesso. Isso é bom, porque quer dizer que basta você se esforçar para melhorar o seu desempenho. E isso é ruim também, porque você depende apenas do seu suor para chegar lá. Suor, no caso, são 10 mil horas.”

 

99% transpiração

Em 1992, pesquisadores ingleses e alemães resolveram estudar pessoas talentosas para entender o que as diferenciava dos reles mortais. Para isso, investigaram pianistas profissionais e os compararam com pessoas que tinham apenas começado a estudar, mas desistido. (Pianistas são excelentes cobaias porque seu talento é mensurável: ou eles sabem executar a música ou não sabem). O problema foi que os cientistas não conseguiram achar ninguém com habilidades sobrenaturais entre as 257 pessoas investigadas – todos eram igualmente dotados. A única diferença encontrada entre os dois grupos é que os pianistas fracassados tinham passado muito menos tempo estudando do que os bem-sucedidos.

  

  

  

Quer dizer, não é que faltou talento para os amadores virarem mestres – faltou dedicação.”

“Na teoria, a mielina é muito linda: ela recompensa quem se esforça e qualquer um pode ser bem-sucedido. Mas, como tudo na vida, há algumas limitações (ou você acreditava realmente que poderia ser como o Kaká?).

  

  

  

O auge da mielinização acontece durante a infância, quando toda forma de atividade é novidade e tem de ser aprendida: de abrir os olhos a usar os talheres. Até os 30 anos, ela continua em alta escala – e é justamente quando se aprendem novas habilidades com facilidade. Até os 50, a mielina ainda pode ser ajustada em direção a um ou outro aprendizado. Depois disso, infelizmente, as perdas são maiores que os ganhos. A mielinização continua, mas para preservar as aptidões já adquiridas.”

Tem que lutar, não se abater

“Se treino é responsável por boa parte do sucesso das pessoas que chegaram ao ponto mais alto do pódio (outros fatores virão), é preciso entender o que as levou a se esforçar tanto. Quem passa 10 mil horas da vida se dedicando a qualquer coisa que seja tem pelo menos uma característica muito ressaltada: o autocontrole.” 

  

  

  

“A questão agora é entender por que algumas pessoas abrem mão do prazer imediato em troca do trabalho duro, e por que outras preferem sempre sair mais cedo do escritório. O processo mental, na verdade, é muito simples: para ter autocontrole, é preciso não ficar pensando na tentação e focar naquilo que é realmente importante no momento – por exemplo, terminar o serviço.” 

“Dinheiro também não é a solução para todos os problemas. Nem sempre ele funciona como um bom motivador. (Não deixe seu chefe ler isso, se você estiver querendo um aumento.)”

Agulha no palheiro

“É duro dizer, mas
sucesso depende também de uma boa quantidade de sorte. Estar na hora e lugar certos é muito importante – às vezes até mais do que as horas de treino.”

“Ter habilidade social, aliás, é fator determinante para ser bem-sucedido. E é esse o elemento que foge das estatísticas da ciência. Em áreas em que os mais talentosos são sempre recompensados, como nos esportes ou na música, a regra das 10 mil horas e a importância da persistência fazem sempre sentido. Mas, em ambientes onde a competição é velada, como nos escritórios, o talento pode facilmente ficar em segundo plano – e perder importância para o tête-à-tête, as famosas afinidades.”

A reportagem dá a formula do sucesso como o quadro abaixo:

Outro post muito bom que trata sobre o tal assunto sucesso é o do Gabriel Galvão do Pontomarketing.com que tem o título de “Empreendedorismo: qual a idade certa para ser um empresário?”.

Mas, não é só isso. Lembrei do Nick Vujicic e dos seus vídeos e de mais alguns casos de quem sabe transformar o limão em uma bela limonada… de certa forma, a felicidade, atitude e a sensação de bem-estar dessas pessoas contrariou toda e qualquer fórmula.. e isso, provavelmente por um fator bem simples… porque elas quiseram.

httpv://www.youtube.com/watch?v=PCzJfuDgCqc&feature=share

httpv://www.youtube.com/watch?v=9igbzGlkTMU&feature=related

httpv://www.youtube.com/watch?v=gf3R_6KDf00

Grande abraço.

Horácio Almeida.’.