Olá pessoal, segue mais uma ótima orientação do André Silva.
O fechamento é o momento de coroar todo um investimento que foi realizado para conquistar o cliente, portanto, é fundamental demonstrar confiança e serenidade para que o cliente sinta que está tratando com um vendedor profissional e equilibrado.
Seguem 8 dicas para buscar o fechamento e a obtenção do acordo comercial com o cliente:
1. Procure cuidar muito bem de todas as etapas da venda: Para que o fechamento seja um sucesso, precisamos respeitar todas as fases da venda, desde a pré-venda até a confirmação do contrato.
É todo o processo que conta e, caso ele não seja respeitado, você terá que voltar em algum ponto em que acabou não valorizando bem na percepção do cliente.
2. Tome a iniciativa e não fique esperando pelo cliente: Quatro a cada 5 clientes esperam que o vendedor peça a confirmação da venda, então, não deixe este momento mágico passar; na dúvida, invista no fechamento, já que o máximo que você pode receber é um “não”.
3. Cuide e respeite o melhor momento para executar o fechamento: Não existe uma fórmula mágica que diga qual o melhor momento para o vendedor “fechar”. O vendedor é que deverá sentir, conforme a sua percepção, a hora mais adequada. Sugestão: quando o cliente começar a fazer perguntas, demonstrando interesse, pode ser um bom momento para respondê-las e partir para a conclusão.
4. Atente para não pressionar o cliente: O cliente sente quando o vendedor começa a forçar o fechamento e isso acontece, geralmente, quando a ansiedade aflora e o pensamento fica único e apreensivo para a conclusão do negócio. Uma boa sugestão é tentar controlar a impulsividade, demonstrando para o cliente que você está calmo e confiante, pois vai se sentir mais seguro para realizar uma parceria comercial.
5. Tenha uma atitude firme e determinada: Não adianta nada você lutar para conquistar a venda se, no momento de maior gratificação, que é o fechamento,você pipocar. Assuma uma postura mental positiva e parta para a conclusão, mas sempre cuidando para não passar arrogância.
6. Procure saber o que mais motiva as pessoas a comprar: Quando estiver fazendo o levantamento de necessidades do cliente, investigue como um detetive o que mais representa na hora de adquirir um produto/serviço. Com essas informações fica mais fácil você personalizar a negociação e fechar o negócio.
Abraço e muito sucesso!
André Silva.
Grande abraço pessoal!
Horácio Almeida.’.