Olá pessoal, tudo na boa?

Me peguei pensando nesse sábado (11/02/2012) pela manhã se meu blog estava cumprindo com o previsto e com as descrições dele referentes ao que me propus fazer quando o iniciei.

A idéia sempre foi falar sobre marketing e vendas, sobre tudo o que envolve essas atividades tão próximas e tão cheias de minúcias.

Buenas…dentro disso, se olharmos desde os primeiros posts, que foram criados e influenciados pelos pensamentos do intensivo de Marketing que eu estava fazendo, podemos notar que fui sendo aos poucos tomado por outras influências.

Um curso in company que me foi ministrado na C&S do Brasil, além de me trazer novas técnicas de vendas objetivas e subjetivas, me trouxe uma grande admiração pelas poesias.

As conversas com muito amigos e a participação ativa em instituições como a JCI-Novo Hamburgo trouxeram as noções e o envolvimento comunitário, social e político, me deixando a vontade para opinar, criticar, me revoltar e tentar modificar o quadro que aí se apresenta, usando do veículo que possuo.

Pois bem, divido com vocês minha opinião, que provavelmente foi parte do que fiz até o dado momento por esta ferramenta, e justifico a vocês que comecei esse post com um certo incômodo a respeito dos temas, do foco deles, do propossito do blog em si.

Porém, como analisamos dentro da administração, se pensarmos nas tomadas que deveríamos ter do ambiente onde nosso negócio, organização ou empresa está inserida, veremos que as informações sócio-econômicas e políticas são fatores importantíssimos na análise do ambiente externo delas… O que, sinceramente me deixa mais calmo, já que o profissional que tiver uma visão limitada apenas no conceito teórico e especializado somente da “árvore” sem dimensionar a “floresta” toda, não terá a melhor leitura possível do mercado e de tudo o que nele envolve ou é envolvido.

Sendo assim, me tranquilizo pois vejo como imprescindível que meu blog não discuta somente fatores focados e aliados diretamente e unicamente em questão de Marketing e Vendas, pois, se não analisarmos o conjuntos de fatores, não enriquecermos os profissionais de vendas com conteúdo cultural, bagagem de valores, capacidade de discussão, persuasão e habilidades de negociar, olhar o mercado, saber os “porquês” de várias e determinadas situações, o blog será mais uma ferramenta do estilo “faça o que eu digo” mas de forma alguma o que estiver aqui, estará testado na prática.

Dessa forma meus amigos, vejo agora com muito fundamento e tranquilidade tudo o que  foi desenvolvido até então para e disseminado, pesquisado para os profissionais de vendas, marketing e outros assuntos de interesse e curiosidade dos quais falo aqui…

Afinal, pela quantidade de visitas que tenho e, francamente estou muito feliz porque não imaginava obter tão rapidamente, vejo que grande parte do esforço prestado no conteúdo deve ter sido satisfatório a outra tanta quantidade de pessoas.

Sendo  assim, o objetivo está correto, e o foco, acertado. Basear pessoas interessadas para serem vendedores diferenciados, afinal como dizia William Shakespeare:

“Os homens deviam ser o que parecem ou, pelo menos, não parecerem o que não são.”

Grande abraço, obrigado a todos pelas leituras, pelas visitas e pelas contribuições e comentários!

Horácio Almeida.’.