Neste ano, mais especificamente no dia 09 de outubro, se estivesse vivo, John Lennon estaria completando 70 anos.
Creio que a pergunta que fica pra mim, a maior de todas é… o que esse e outros caras que foram precocemente estariam fazendo e o que eles teriam feito de produções artísticas em contribuição positiva para a humanidade.
O que não teriam criado, quantas pessoas não teriam beneficiado…. estariam fazendo sucesso ainda? Teriam caído no ostracismo? Seriam hoje comparados aos atores do Zorra Total (heheheh)?
Estaria hoje o Paul MacCartney fazendo mais ou menos sucesso se Lennon estivesse vivo? Estariam juntos? Será que Paul alternaria os estados onde faria turnê para “não roubar o público” de John e Yoko? Estariam John e Yoko juntos? Divido com vocês as perguntas de “SE” das mais curiosas as mais idiotas ( e porque não, não é mesmo?! Tem gente fazendo guerra e passando fome por idiotice, questionar com fundo idiota é menos letal!!!)
Lennon pelo que se sabe (eu tinha pouco mais de um ano quando ele morreu), além de músico e compositor diferenciado, tinha uma vêia polêmica, cultural e política muito forte. Opinava sobre várias questões, influenciava e apoiava movimentos, por vezes contraditórios a sua própria bandeira mas nunca contrários aos seus ideais e filosofias.
Contrário a isso, tinha um jeito muito peculiar de criar os filhos e no trato de sua vida pessoal com Yoko, de maneira a quase ser um faça o que eu digo mas não faça o que eu faço, o que sempre é totalmente plausível em pessoas-ícones como ele.
De qualquer forma, as vidas dos ícones-astros de grande personalidade sempre nos atrai e nos traz alguma mensagem que nos tira da realidade, da formalidade… levando sempre para um lado quase místico da nossa própria vida, ou pelo menos inspirando e muito pra que alguma coisa mude na vida da gente, o que torna as músicas e seus criadores, de certa forma especiais.
httpv://www.youtube.com/watch?v=I-NRriHlLUk
Pra ilustrar o assunto, vou compartilhar com vocês que estou comprando lentamente, ao modo “colecionador de figurinhas” uma série de cds que contam a história da música brasileira… o negócio é bem legal, confesso que me traz uma certa nostalgia, ir até uma banca, coincidentemente a mesma banca que eu comprava selos de coleção e figurinhas de álbuns do campeonato brasileiro quando pequeno… ainda existente em NH, heheheh! E ali eu retiro todo o final de semana um CD que vem com um pequeno livro que conta a história de todas as músicas, os momentos em que se vivia, algo sobre os compositores e intérpretes delas e etc…
httpv://www.youtube.com/watch?v=PaLfDnShEn0&feature=related
Por incrível que pareça, estou ouvindo muita coisa boa e muito interessante com a tal “coleção de figurinhas”, mas o interessante dessa narrativa é que descobri com isso que temos também no Brasil os artistas, músicos que inventaram movimentos e que aderiram a outros, fazendo uma conexão com tudo aquilo que a gente sempre acha de revolucionário e inovador porém que vem de fora… é aquela coisa sabe… o filho do vizinho joga melhor, a tua sobrinha é mais comportada que tua filha, essas coisas… a nossa ruim e velha auto depreciação.
Pois então… remetendo isso ao cunho de nosso blog e especificamente sobre as partes que gosto de escrever, eu creio ser assim que a maioria dos profissionais de vendas se sentem por vezes, mesmo sem notar, o que gera um círculo vicioso da situação.
Já vi por várias vezes os profissionais de vendas criando o fermento para suas próprias decepções, disseminando opiniões negativas sobre suas próprias empresas, sobre seu s próprios sustentos, desvalorizando assim seu próprio trabalho…Remetendo ao começo deste post… eu vi várias entrevistas de Lennon e inclusive ganhei de meu amigo Mello uma versão de uma gravação dos Beatles ao vivo na CBC de Londres… em momento algum eu vi os caras que foram para muitos a grande banda do século dizerem frases depreciativas ao seu trabalho, darem desculpa que a chuva atrapalhou suas apresentações…ou que se os microfones fossem melhores… ou que se o cara que montou os equipamentos isso ou aquilo… e com certeza se víssemos isso, a imagem seria outra deles e eles não seriam “a grande banda”…
Dessa mesma forma, ficou Lennon… um cara que pensava alternativas para dificuldades… não que elas não existissem, mas de certa forma, a atitude pró-ativa dele e a busca por saídas para cada impasse, fôssem eles da ordem que fôssem… desde um manifesto pela natureza até o alcançar de um prato de comida… tudo isso sempre fez de Lennon um cara que sabia que sempre enfrentaria problemas e impossibilidades porém todos eles tornavam-se momentâneos frente a sua maneira de encará-los.
httpv://www.youtube.com/watch?v=aeWIMYVKbLE&feature=fvsr
Essa é minnha mensagem de hoje para os profissionais de vendas como eu… o ano está acabando, mas não as vendas… o ano está acabando, mas não as possibilidades, o ano está acabando, mas não os ganhos e os lucros…o ano está acabando, mas não os clientes e os consumidores!!
Eu mesmo exercitarei pensar sempre nisso antes de depreciar minha própria empresa e consequentemente minha própria imagem como profissional, é um ótimo exercício… achar alternativas construtivas ao invés de dar concordância ao negativismo, mesmo este segundo ser sempre o mais fácil.
Um grande abraço a todos, ótimo trabalho, ótimos negócios, ótimo dia!